terça-feira, 8 de novembro de 2011

SABOR BRITÂNICO


Quando me ocorreu a pauta sobre “comida em Londres” não achei que iria me prolongar tanto. Tentei enxugar a reportagem ao máximo pra que não ficasse longa e cansativa; espero que seja útil e de bom proveito pra você amigo leitor: pela curiosidade e/ou para expandir seus conhecimentos culinários.

A cozinha inglesa é altamente calórica, pois com o frio que faz aqui, nada melhor do que um prato bem gordo. O primeiro prato muito conhecido por todos é o Fish & Chips (Peixe e batata frita), isso soa como uma estranha combinação, mas a forma que é feita aqui é uma combinação maravilhosa. Esses dois ingredientes desfilam por outros pratos de origem britânica. Pedi para meu amigo Dee citar alguns pratos tipicamente britânicos, ele me explicou cada um e para complementar fui atrás das histórias e receitas a respeito desses principais pratos:


Fish & Chips
- Prato popular de consumo rápido ou também de take away (compre e leve para comer), é oriundo do Reino Unido e alguns países de colonização inglesa no século XIX como Austrália e Nova Zelândia, consiste em batata frita e peixe frito. De acordo com alguns especialistas o prato tem sua origem na exploração dos peixes da parte norte da Europa, por volta de 1780. A batata pode se apresentar fatiada em palito ou em pedaços. O filé de peixe com o qual se faz o prato foi trazido pelos judeus da península ibérica no século XVII e XVIII. O que é muito comum por essas terras são os Fish n’ chips espalhados pelas ruas, são pequenas lanchonetes com várias opções de cardápio, mas usando tal prato como carro chefe. O primeiro restaurante com Fish & Chips que se tem registrado foi John Malin em Londres em 1860 ou 1865, enquanto Sr Lees conceituava o prato no Norte da Inglaterra. Na Segunda Guerra Mundial esse prato era uma das poucas comidas não racionadas no Reino Unido, especialmente a batata que foi um dos alimentos, o principal, que alimentou os ingleses na grande guerra. Minha percepção é de um prato pesado pela sua quantidade de gordura, principalmente no processo de fritura, mas muito leve no seu sabor, a batata frita fica muito bem acompanhada com vinagre.

Fishcake - Objeto culinário muito comum principalmente no café da manhã britânico, similar ao croquete, consiste num bolinho feito com pedaços desfiados de beixe, batata e alguns temperos. O peixe usado geralmente é o “Cod”, peixe mais popular nesses lados, encontrado nos mares que banham as Ilhas do Reino Unido. Não sei se por falta de oportunidade, mas não comi nenhum Fishcake deliciosamente saboroso - na minha opinião é sem graça tem uma textura de croquete murcho.

Steak and Ale Pie (torta de bife com cerveja Ale) - Uma combinação de muita excentricidade, mas com um caráter regional, uma cerveja de tipicamente britânica na qual comentei a respeito em um de meus artigos anteriores, e o corte de carne seria parecido com nosso bife picado, e a massa obviamente. Um prato que nunca experimentei, mas vale a curiosidade por uma receita.


Uma carne muito consumida por aqui também é a carne de cordeiro, o Lamb, ou seja, ovelha com menos de um ano de idade. A carne é mais macia que a de carneiro que estamos acostumados a comer. Um prato muito comum aqui é o Shepherd Pie, uma torta feita de cebola e cordeiro. Nunca a experimentei, mas imagino que seja um sabor adocicado, porém com uma leve presença de pimenta. Encontrada em vários cortes, muito consumida moída e como hambúrguer também - já fiz um em casa e é bom por ser diferente, mas não é saboroso.

Volto mais em breve comentando a respeito da cozinha popular internacional especificamente, apresentando a multiplicidade cultural nessa metrópole chamada Londres. Por enquanto, é isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário