“Feliz Natal” faz sucesso no Festival de Cinema do Paraná
Desde que dirigir filmes passou a ser “moda” dentre os atores brasileiros, cada vez que um ator consagrado resolve se aventurar, o filme passa a ser comentado antes mesmo de estrear. É o caso de “Feliz Natal”, o primeiro longa-metragem dirigido por Selton Mello, exibido no 3° Festival de Cinema do Paraná.
Selton Mello, que concedeu à imprensa uma entrevista coletiva no dia 11, disse que a idéia do filme surgiu do fato de que ele e seu pai, Dalton Natal de Mello, fazem aniversário durante o período natalino (ele no dia 30 de dezembro e seu pai, no dia de Natal). “Não é um filme sobre mim, sobre a minha vida. Mas é baseado em fatos que aconteceram comigo, há algo da minha história nele”, revelou. O filme conta a história de Caio, um quarentão que vive no interior e na véspera de Natal, pega sua mochila e vai à capital rever seus parentes e amigos. Após diversos conflitos e reflexões, Caio acaba reencontrando alguém que ele não via há tempos: ele próprio.
Segundo o diretor, a intenção era fazer um filme que precisasse da inteligência dos espectadores para ser compreendido. “Pretendo ser um diretor parecido com o que sou como ator: quero fazer coisas distintas”, disse. Sua idéia é fazer com que o público se identifique com o filme se emocione com ele. No caso de “Feliz Natal”, Selton Mello esperava que as pessoas partilhassem do sentimento de melancolia e “obrigação” que o Natal traz a ele próprio: “O interessante é fazer filmes ‘sobre gente’. Afinal, o artista nada mais é que um grande ladrão que observa tudo e transforma em arte”.
Quando indagado sobre as dificuldades em rodar “Feliz Natal”, Selton Mello disse que se trata de “um filme muito denso feito de maneira muito leve”. “É o diretor quem dita o clima no set e eu sou uma pessoa muito calma. Fazer esse filme foi um prazer imenso”, confessou. Para ele, a exibição é a parte mais problemática. Mello vê com bons olhos a parceria entre cinema e televisão mas gostaria de ver mais filmes nacionais passando nos canais abertos: “Seria como entregar ao povo a oportunidade que os artistas tiveram com as leis de incentivo à cultura”.
“Feliz Natal” angariou cinco prêmios no Festival (Melhor Som, Melhor Trilha Sonora, Melhor Atriz Coadjuvante, Prêmio Especial do Júri e Prêmio Araucária de outro 2008) e conquistou também o público – fato esse comprovado pelo prêmio Araucária de ouro, que contabiliza os votos do júri popular. Selton Mello credita o sucesso do filme ao fato de talvez estar vivendo “o momento mais feliz de sua vida”. “E quando se é sincero, essa verdade impregnada chega ao público e contagia todo mundo”, completou.
O filme tem estréia prevista para o dia 21 de novembro.
.
.
Thalita Uba Says:
ResponderExcluiroutubro 21st, 2008 at 4:49 pm
Leandro, não sei se vc tem informações de que não disponho, mas até onde sei, o filme passou dia 11 no festival e sua estréia nos cinemas segundo o próprio Selton) está prevista pro dia 21 de novembro (como eu havia colocado).
----
leandro Says:
outubro 23rd, 2008 at 6:20 pm
hum, me apatralhei
.