sexta-feira, 18 de novembro de 2011

FROTA DE VEÍCULOS DE CURITIBA AGRAVA FALTA DE ESPAÇO PARA CARRINHEIROS

pub dia 14/01/2009 por Vanda Moraes - vandymoraes@yahoo.com.br

A falta de espaço para os carrinheiros piora cada vez mais devido ao aumento da frota de veículos deCuritiba. A constituição prevê que os carrinhos dos catadores de papelão são veículos de propensão humana e contam com uma legislação específica. O carrinheiro não pode andar sobre a calçada sujeito a uma multa no valor de R$ 191,00.Cleia Souza Leal, 24 anos, é carrinheira e tesoureira da Associação de Carrinheiros Vila Zumbi de Colombo. Ela diz que a lei não deixa alternativas para os carrinheiros. “Eles nos proíbem de subir na calçada, mas não fazem uma faixa para a gente andar”, afirmou.

O problema da disputa por espaço se tornou mais grave com as diversas obras pela cidade. O carrinheiro Adaio Mendes, 57 anos, foi atropelado na semana passada no trecho em obras da Linha Verde, antiga BR 116. “O acidente foi grave, ele teve problema na coluna e nas pernas.”, explicou Cleia. “Ele não morreu, mas ficou com seqüelas. E ainda vai ter que trabalhar com a dor e o sofrimento, porque é a única forma de trabalho que tem”, concluiu a carrinheira.

A legislação também diz que os catadores devem andar no mesmo sentido do trânsito, ao lado direito da pista, junto aos outros veículos. Além disso, o condutor precisa sinalizar com as mãos, onde pretende entrar. Já nos casos onde o carrinho é levado por um animal, é considerado veículo de tração animal e obedece as mesma regras do tráfego de veículos automotores.

Para reivindicar seus direitos no trânsito, os trabalhadores contam com um movimento nacional. “A gente está em busca dos direitos do carrinheiro como prestador de serviço público pelo recolhimento do lixo que não é lixo e pelo respeito que a gente merece no trânsito”, concluiu Leia.

Curitiba conta com aproximadamente dez mil carrinheiros, que recolhem cerca de 500 toneladas de lixo. Isso equivale a 92% de todo o lixo recolhido na capital. Na década de 90, Curitiba ficou conhecida como a capital ecológica principalmente pelo recolhimento e reciclagem de lixo, apesar da prefeitura ser responsável por apenas 20% da coleta.

.

Um comentário:

  1. Franco Says:
    janeiro 14th, 2009 at 3:39 pm

    “Curitiba may be more successful in enlisting poor citizens to function as part-time carrinheiros than in enlightening better-off residents on their civic responsibilities.”

    http://query.nytimes.com/gst/fullpage.html?res=9C04EED91231F933A15756C0A9619C8B63&sec=&spon=&pagewanted=1

    Essa parte da matéria do Arthur Lubow, do NYT (RECYCLE CITY; The Road to Curitiba), que ele fez ano retrasado, sobre Curitiba, pra mim resume a situação dos carrinheiros em nossa cidade.

    .

    São eles que fazem todo o trabalho de reciclagem, e o que ganham em troca? Apenas migalhas.

    ResponderExcluir