Dia 19 de outubro de 2008, domingo. Saímos em dois ônibus de Curitiba, com aspirantes a crews de várias partes do sul do país. Depois de 15 horas de ônibus, chegamos a cidade de Paraíba do Sul, Rio de Janeiro, situada no interior do estado carioca. Interior? Sim, o curso de salvamento no mar, ironicamente, é realizado no interior do estado, com autorização da capitania dos portos do Rio de Janeiro. Os proprietários da empresa que ministra o curso são dois capitães da marinha, pessoas de fácil convivência e muito conhecimento. Passamos os dois dias seguintes com palestras sobre nomenclaturas usadas a bordo de navios, conhecimentos de primeiros-socorros e outros assuntos necessários para quem quer subir em um navio.
No terceiro dia fomos a um clube da cidade, onde teríamos a parte prática do que ouvimos, com treinamentos com bombeiros e uma enfermeira e práticas de uso do salva-vidas e bote, em uma piscina olímpica.
No treino com os bombeiros aprendemos como utilizar os extintores, para que serve cada um deles, com as enfermeiras tivemos lições de primeiros-socorros, salvamento de pessoas e atendimentos iniciais até a chegada de um profissional da área de saúde. E com os capitães tivemos que pular de uma prancha a três metros da piscina, com colete salva-vidas, emergir, nadar até um bote no meio da piscina, subir nele e saltar do outro lado e nada até a margem da piscina do lado oposto da prancha. Posso dizer que todos os que fizeram o teste saltaram, mesmo aqueles que têm medo de altura ou de saltar em lugares profundos, como eu.
Fim do curso, comemoração, festa de despedida, assinatura no certificado e muita alegria e cansaço no retorno a Curitiba, com mais 15 horas de ônibus.
>
Nenhum comentário:
Postar um comentário