segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A MALDIÇÃO DA PEDRA

pub. dia 25/08/2008 por Thalita Uba - uba_thali@yahoo.com.br

Curta-metragem sobre o crack é destaque no Gramado Cine Vídeo

Enquanto a menina de Nachtergaele era eleita a queridinha do público da Mostra Principal, um curta-metragem roubava a cena no Gramado Cine Vídeo. “A maldição da Pedra”, dirigido por Luis Daniel Oliveira, não venceu a categoria na qual fora inscrito (Vídeo Social Independente), mas foi ovacionado pelo público e levou o Galgo de Ouro do Júri Popular – prêmio esse mais comemorado que qualquer outro.

Trata-se de um vídeo sobre o uso desmedido do crack na periferia de Porto Alegre. A idéia partiu de Rapper Dogg, morador do subúrbio porto alegrense que, cansado de ver amigos e conhecidos perderem o rumo da vida por conta da droga, resolveu tomar uma atitude. “Cansei de ver as pessoas com quem eu convivia tomando atitudes extremas pra conseguir comprar crack”, desabafa. “A maldição da pedra” é o segundo vídeo de Dogg, que apresentou também o documentário “Vítimas do crack” no Gramado Cine Vídeo de 2008.

Segundo o jornalista Arno Maciel, produtor do filme, o maior problema enfrentado pela equipe durante as filmagens foi a falta de patrocínio. “Levamos um ano pra produzir o vídeo, gastamos cerca de R$70 mil e tive meu carro roubado, mas mesmo assim levamos a idéia adiante”, conta.

Além da escassez de recursos, a equipe ainda teve de enfrentar outra barra: a execução de praticamente todas as pessoas que se dispuseram a participar do vídeo. “É terrível, mas são coisas que acontecem quando se abre os olhos da população”, lamenta Maciel. As vítimas foram lembradas por Rapper Dogg, que propôs um minuto de silêncio em sua homenagem durante a premiação.

A equipe agora procura uma maneira de atingir o maior público possível com o vídeo. “O caminho que seguimos, por hora, são os festivais de cinema”, revela Arno Maciel. Para Rapper Dogg, o importante é ganhar visibilidade, chamar a atenção das pessoas para um problema que, segundo ele, se tornou uma epidemia em Porto Alegre. “A comunidade da periferia compreende o meu trabalho, até os traficantes respeitam o que faço. Não é uma luta contra o crack, mas uma luta de amor pela vida”, conclui.

Um comentário:

  1. admin Says:
    agosto 25th, 2008 at 12:58 pm edit

    não deu pra postar lá em cima, mas vc pode conferir o trailer de “A maldição da pedra” aqui:http://www.canelasite.com.br/especialdecinema/videos/objpage:3/video:cinema2008%7Ca%20maldicao%20da%20pedra-trailer

    ----

    leandro Says:
    agosto 26th, 2008 at 8:34 pm edit

    q coisa sinistra os caras morrerem por causa deste vídeo!

    é complicado tratar destes assuntos. Ano passado tomei uma bronca da minha mãe porque (pra fazer um reportagem sobre futebol e crack aqui no bairro) me senti obrigado a revelar minha experência com a pedra, pra não me sentir cara de pau: http://www.jornaltiragosto.com/reportagens_textos/futebol_contra_crack.html

    lembrei disso tudo por causa da ressalva “vídeo sobre o uso desmedido do crack”, achei engraçado esta frase. Sei que não tem cabimento cersear o livre arbítrio, mas que é triste ver um cara escravizado por uma merdinha, ah isso é!

    ----

    Thalita Uba Says:
    agosto 27th, 2008 at 12:37 pm edit

    Pois é, é terrível isso. Mas como eles deixaram bem claro que a luta deles “não é contra o crack”, mas contra as atitudes descabidas que as pessoas tomam pra conseguir comprar a pedra, tive de fazer a ressalva.

    ----

    cesar ademir petry Says:
    outubro 28th, 2008 at 7:36 pm edit

    a saida é prá cima , sr: jesus é solução pra todas as coisas

    ResponderExcluir