quarta-feira, 26 de outubro de 2011

um DIA DE CÃO PARA CLEMER

pub. dia 06/10/2008 por Humberto Ferreira Gomes - humbertofgomes@gmail.com


O jornal TiraGosto continua a série de reportagens sobre a cobertura da imprensa nos jogos de futebol. Desta vez fomos ao Couto Pereira, no alto da glória, para cobrir a partida Coritiba x Internacional de Porto Alegre. Jogo da 28ª rodada do campeonato Brasileiro.

Credenciamento: como manda o figurino, antes de tudo, é necessário fazer contato com a assessoria para que coloquem o nome do profissional que irá trabalhar na partida na lista. Diferente de quando fui cobrir o jogo, Atlético x Ipatinga, na arena da baixada, não recebi credencial e sim um ingresso para as cadeiras superiores, que é onde ficam as cabines de imprensa.

Ingresso na mão, hora de trabalhar. Peguei o elevador e fui reconhecer o local. É o mais indicado a fazer quando se vai a algum lugar pela primeira vez. Andei a procura de uma cabine vaga, mas resolvi ficar no cantinho do estádio, próximo à torcida dos visitantes. Como ainda faltavam alguns minutos para o jogo começar, aproveitei e comi um espetinho de frango.


A estrutura para a imprensa segue o mesmo padrão do relatado na matéria que fiz no Atlético. Cabines de rádio, TVs que não fazem ao vivo, TVs que fazem ao vivo, imprensa escrita e no centro a cabine das câmeras. A diferença é que no Couto Pereira é possível ter acesso às cadeiras, o que tem suas vantagens como proporcionar maior mobilidade ao jornalista.


Rola a bola no campo do Coritiba, o gramado encharcado, por conta da chuva que castigou Curitiba durante todo o dia, fez com que os primeiros minutos do jogo se resumissem a um escorrega-escorrega de jogadores das duas equipes. Até que, aos 9 minutos, Maurício marca gol contra e abre a vantagem pro Internacional.

Após o banho de água fria o Coxa diminui o ritmo, e o Inter parte pra cima. O torcedor Coxa-branca fica preocupado, o time não consegue fazer muitas jogadas, o perigo é iminente. Até o mascote parece preocupado. Dia de cão para o Coxa? Que nada! Aos 15 minutos do primeiro tempo Índio e Clemer, goleiro do Inter, fizeram uma lambança que deixou a partida empatada. Era o que o Coritiba precisava! Com o apoio da torcida o time cresceu e marcou mais três. Golaço de Keirrison, aos 7 do segundo tempo. Maurício marca aos 16 e Keirrison fecha para o Coxa, aos 22 minutos do segundo tempo.


Goleada? Nessa altura do jogo o mascote já dormia tranqüilo, o que de certa maneira refletia o espírito do torcedor, passado o sufoco inicial. Tranqüilidade um pouco abalada pelo gol do Inter, marcado por Nilmar, aos 24 do segundo tempo.

Depois disso não houve muitos lances de perigo. Com exceção da bela jogada de Keirrison, que quase marcou aos 41 minutos. Trabalho encerrado, ir pra casa e escrever a matéria.

Destaque para o cão mais vip das arquibancadas do Brasil. Não é qualquer cão que tem acesso às cadeiras e camarotes.

Agradecimentos: aos jornalistas e profissionais da comunicação com quem conversei, pela atenção; ao pessoal do suporte do CFC, pelas orientações, educação e simpatia com que me atenderam, e à assessoria de imprensa do Coxa, sem a qual não seria possível fazer esta reportagem.

Próxima cobertura: Vila Capanema. Fiquem atentos leitores do TiraGosto.

.

5 comentários:

  1. atleticano Says:
    outubro 6th, 2008 at 3:10 am

    ainda bem que eu não sou cachorro pra ver jogo do coxinha

    ----

    ALVIVERDE Says:
    outubro 6th, 2008 at 3:39 pm

    bom resumo do jogo…

    atleticano, don´t worry, ano que vem vcs vem o jogo da segundinha…

    sds alviverdes

    ----

    Fabricio Says:
    outubro 6th, 2008 at 9:26 pm

    Boa maneira de descrever um jogo de futebol.

    ----

    leandro Says:
    outubro 8th, 2008 at 1:44 am

    os coxa poderiam dar as dicas pra gente né!? rs

    ----

    Thalita Uba Says:
    outubro 8th, 2008 at 11:28 pm

    Poodles não são mais cachorros, então? =P

    Bom resumo, bom jogo (pra compensar a apatia do jogo anterior).
    Nilmar não assusta ninguém (hehehe).
    Faltou mencionar que o gol contra da dupla Índio e Clemer foi pra lá de bisonho.
    A Libertadores, apesar de dicífil, não é impossível. E é, afinal, a melhor maneira possível (já que o título com certeza não virá) de comemorar o centenário.

    Sds alviverdes.

    ----

    leandro Says:
    outubro 9th, 2008 at 12:09 am

    Thalita pode sonhar com a libertadores, mas se não acontecer fique tranquila q o centenário não vai passar em branco. Sugeri pro cara do marketing coxa-branca q organize um jogo contra o Bangu e logo depois do jogo (pra dar mais emoção) um bingo pra nação alviverde!

    ----

    Thalita Uba Says:
    outubro 9th, 2008 at 10:57 am

    Bingo! Que ótimo.
    Espero que o Vô Coxa seja um dos brindes ¬¬

    ----

    leandro Says:
    outubro 9th, 2008 at 12:21 pm

    pervertida

    .

    ResponderExcluir
  2. Samuca Toaldo Says:
    outubro 9th, 2008 at 2:34 pm

    Até que enfim uma matéria sobre futebol paranaense que não seja tendenciosa para o time do “Coroné”… assim deveria ser todos os meios de comunicação do estado, mas infelizmente, estamos longe da realidade…

    Obs.: Ae Leandro… deve estar difícil de dormir com o seu time fazendo essa campanha, ano que vem eu converso com a galera pra marcar o futeba de sexta a noite pra outro dia, afinal vc vai querer acompanhar o time lá de baixo, ok!

    Coxa na Libertadores 2009… eu acredito!!!

    ----

    leandro Says:
    outubro 9th, 2008 at 3:03 pm

    até q durmo bem Samuel, gostava mesmo do Atlético naquela época do goleiro Gilmar, camisa Janjão. Mais ou menos na época em q vc já curtia a novela Sonho Meu.

    ----

    Thalita Uba Says:
    outubro 9th, 2008 at 4:19 pm

    Não, meu caro.
    Se eu fosse pervertida, ia pedir o Pedro Ken de brinde, não o Vô Coxa =P

    E veja que bonito, época de Sonho Meu, a camisa alviverde já tinha uma estrela.

    ----

    Samuca Toaldo Says:
    outubro 9th, 2008 at 4:27 pm

    Lembro… foi mais ou menos na época dessa novela do 5 x 1 inesquecível… q não é sonho, é realidade… assim como nossas conquistas, uma dúzia a mais de títulos paranaense, mais vitórias em confrontos diretos, maior média de publico pelo quarto ano consecutivo… lá no Alto de tantas Glórias…

    ----

    leandro Says:
    outubro 10th, 2008 at 2:00 am

    q q tem Thalita, o Atlético tem duas estrelas na camisa - E FOI O primeiro campeão do século 21

    E Samuel aquela derrota causou uma revolução, boa no começo, mas q depois se mostrou uma ditadura. Mas até a ditadura tem um lado bom, pelo menos o Atlético aprendeu a mexer com grana e não entrega um Keirrison, um Henrique Dias de graça, pra dali a duas semanas um grande de sp vendê-lo por alguns milhões pro Barça, Real Madrid

    É uma pena q o CAP tenha virado só um bom negócio, e o cara virou as costas pra torçida e isto tirou o bi camp. brasileiro (foi aqui q parei de torcer e fundei o Majura Paixão). Mas pior q toda esta desgraça era aguentar o André o o July comemorando cinco anos seguidos na cabeça da gente! lembra-se Samuel? dias negros! gralhas!

    Agora não sejam ingratos com o Atlético q ajudou a trazê-los de volta pra primeira divisão em 1996. Puro amor. E ódio quando vc´s negaram o Couto e assim ajudaram o São Paulo a “ganhar” aquela libertadores

    Mas não tem crise, se o coxa for pra libertadores até tiro uma foto com a camisa do K-9

    .

    ResponderExcluir
  3. felipe lessa Says:
    outubro 10th, 2008 at 2:02 am

    Muito bacana o texto, giba. Mais bacana ainda foi o K-9, não confunda com keirrison, nas arquibancadas…hahaha

    ----

    Thalita Uba Says:
    outubro 11th, 2008 at 1:16 pm

    Como é? Das duas uma: ou você anda muito mal de matemática (visto que falávamos da época de “Sonho meu” e, de repente, vc simplesmente ignorou os inúmeros anos subseqüentes até as 2 estrelas) ou simplesmente tentou mudar o foco do assunto, o que, ao menos comigo, não funcionou; lamento.
    Quanto às 2 estrelas, acho celebrar a tal estrela prateada uma atitude totalmente “loser”. Tanto que quando houve uma comoção para a colocação da estrela prateada na camisa alviverde, eu sempre me posicionei contra (isso na época em que comentava assuntos futebolísticos na televisão). Acho bobo, quase indigno. Gabar-se de algo que, a meu ver, não é mais que sua obrigação não possui mérito algum. Mas essa é uma opinião pessoal minha, afinal.
    Quanto ao século, eu sinceramente acho mais válido atingir a glória antes do adversário a atingi-la no século XXI (o que, cá entre nós, não quer dizer porra alguma, visto que o mundo não acabou, os carros ainda não voam e a África ainda morre de fome).
    E, por fim, quanto à relação de amor e ódio, não há muito o que comentar. Sempre foi e sempre será assim. É uma “guerra” que ninguém vai vencer porque há muita “confraternização” entre os inimigos. Ainda bem!

    ----

    leandro Says:
    outubro 12th, 2008 at 12:07 am

    Thalita,

    pra falar a verdade “sonho meu” na minha cabeça é uma música q a gente cantava “sonho meu, sonho meu, só basta acreditar” (alguma coisa assim) toda vez q alguém delirava. Nove, Novena, Novela.

    Concordo q estrela cinza é mais pra reafirmar a primeira conquista do petrália q pra outra coisa. Mas é um título né!? E deve ser festejado. Ainda mais pra nossos times de segunda linha. Ou vc acha q ainda vai estar viva pra ver o coxa campeão brasileiro?

    É certo q o meu papo do século xvi não faz diferença - assim como dizer q o coxa foi campeão primeiro -, senão poderia me gabar q no último jogo o atlético marcou primeiro, mas e daí? o jogo ainda está empatado.

    Sobre as datas não me lembro de nada exatamente. Mas posso dizer q vi e curti o atlético sendo campeão, mas em 85 quantos anos vc tinha? vai me dizer q já era coxa?

    Sei q o glorioso é campeão e fita azul no estrangeiro e q tem mais vitórias e títulos paranaenses. Mas no que diz respeito a futebol (e do jogo em si acho q entendo) o Furacão sempre foi superior. Olha que acho o Alex de Souza, o futuro presidente do coxa, o melhor jogador paranaense. Mas futebol mesmo: conjunto da obra - harmonia - toque de bola - raça - vibração, em suma, o Atlético é melhor sempre; assim como tem a torcida mais barulhenta q por sua vez tem a melhor música “coxarada….”)

    Se vc foi comentarista (e acho q pode saber alguma coisa de bola, bola mesmo), bote a mão no queixo e pense quem joga o melhor futebol?

    R: Atlético é claro. Assim com a argentina, mesmo não tendo as 5 estrelas, sempre joga mais bonito q o Brasil.

    O furacão pode até estar em baixa hj e vai ser rebaixado, mas até este rebaixamento q se aproxima tá com cara de estratégia de mkt. No Atlético de agora, depois do petrália é assim: só importa grana, o futebol e a torcida é secundário.

    Mas este limão vai virar limonada: vai juntar a torcida e render mais grana, como está sendo para o Corinthians e mais recentemente foi para o Coritiba.

    Estou jogando a toalha,
    não quero mais ser advogado do diabo!

    mas antes queria q vc soubesse como fiquei triste nestes dois anos sem ganhar os pontinhos do coxa no brasileiro. Tô falando de coração Thalita: vc deveria torçer pro furacão não cair pra segunda divisão. Vc pode até ficar feliz na hora, mas não imagina como faz falta um Atletiba. Pra mim fez muita falta tirar aquele sarrinho dos coxas depois do clássico.

    ----

    ResponderExcluir
  4. leandro Says:
    outubro 12th, 2008 at 12:27 am

    cantem comigo coxinhas:

    A paz invadiu o meu coração
    De repente, me encheu de paz
    Como se o vento de um furacão
    Arrancasse meus pés do chão
    Onde eu já não me enterro mais..

    lá lá
    lá lá lá lara lara
    lá lá
    lá lá lá lara lara

    ----

    Thalita Uba Says:
    outubro 12th, 2008 at 1:01 pm

    Você tem toda razão, Leandro.
    Os títulos a mais, a fita azul e o atual sétimo lugar no campeonato brasileiro (enquanto o rugro-negro, coitado) não significam coisa alguma. O Atlético sempre jogou melhor. O problema é que também sempre foi horrivelmente injustiçado. Sempre. Sempre, sempre, mesmo. Que coisa, não?

    Quanto a “Sonho meu”, vc deu um tiro no pé, meu caro. Pois foi vc mesmo quem falou que “Sonho meu” era uma novela (novela essa, aliás, exibida pela Rede Globo em 1993/1994).

    O Coritiba foi campeão no ano em que nasci. Lindo, não? É, definitivamente, um ano especial. E sim, eu já era coxa-branca.

    Quanto ao Atletiba, o teremos no Paranaense de qualquer forma. Sendo assim, me sinto muito confortável pra continuar torcendo pra que o Atlético caia (mesmo que eu saiba que isso não vai concertar o complexo de superioridade dos atleticanos - que vc, aliás, demonstrou brilhantemente aqui no TiraGosto.com).

    P.S.: Achei sensacional a entrevista do Washington na Transamérica ontem: “Ah, foi como um pai que tem que bater no filho: difícil, mas necessário”.

    ----

    leandro Says:
    outubro 12th, 2008 at 10:33 pm

    Thalita eu não fico falando q o atlético é injustiçado, mas pô convenhamos “jogar lá no beira-rio foi justo?” vai dizer q os times pequenos (e o atlético é pequeno) não são roubados na hora H?

    sobre o Washington, ele foi malvado mesmo: acabei de ver os gols na tv, achei q ele nem ia comemorar, q nada, pediu até música “Roni e Rangel - Parei”

    pra mim ou é 1º ou nada. 7º é o q? sulamericana? q q adianta o Coxa chegar entre os 10 e ser desmanchado depois? E daí? pense no amanhã e não jogue praga da urubu q “roda, roda…”

    Thalita sei q Sonho Meu é novela, se não me engano é aquela de Curitiba, mas liguei tudo a música, pra falar a verdade nem sei se existe uma música assim “sonho meu, sonho meu, basta acreditar” - penso q é do toquinho e sandy & jr

    mas já entendi tudo, se vc nasceu coxa é porq nunca teve chance de escolher outro time. Foi mal de família. Comigo não, escolhi o atlético. Gosto do coxa e do paraná tb, mas com a idade confesso q larguei de torçer pro furacão. Gosto de tirar sarro, mas o time não dá condições

    por isso vou cantar aqui um pagode q fiz pro Coxa (na época do extinto grupo Bico Doce). E a gente encerra a peleja, tá!?

    “cheguei no bar do Bispo - na vila real
    comigo foi Sandro, João e o Bocão
    chegando lá
    tava o maior festim
    advinha quem era garçom?
    Evair e Aladim”

    ----

    Thalita Uba Says:
    outubro 13th, 2008 at 12:06 am

    Somos, sim. Mas quando o confronto é direto, como fica?

    E bom, sugiro que você mesmo dê uma olhada no que escreveu no dia 9 de outubro, às 3h03. Deu preguiça? Eu copio e colo pra você!

    “leandro Says:
    outubro 9th, 2008 at 3:03 pm

    até q durmo bem Samuel, gostava mesmo do Atlético naquela época do goleiro Gilmar, camisa Janjão. Mais ou menos na época em q vc já curtia a novela Sonho Meu.”

    Pois é, isso de desmanchar o time é mesmo uma merda. Diz q o K-9 fica, mas vai saber…

    Você se engana, pois, na verdade, eu tive, visto que meu pai é atleticano. Logo, escolhi ser coxa-branca, assim como vc escolheu ser atleticano. 1×1.

    Fim de peleja e viva o nosso vereador!

    .

    ResponderExcluir
  5. leandro Says:
    outubro 13th, 2008 at 6:41 pm

    vc provoca hein! rs

    mas antes de tudo quero dar os parabéns pro Coxa pelos 99 anos. No dia do aniversário mesmo esqueci. Me desculpem. Nem sei como pude esquecer o aniversário deste time q me deu tantas alegrias já

    agora voltando ao assunto:

    novela não significa aquela novela, entende? já q não tem graça mesmo vou explicar a piada: toda vez q um curitibano delira ele vive em sonho meu

    entretanto comecei a duvidar da minha cabeça. Talvez esta música nem exista, acho q a do toquinho e sandy jr fala de cheiro de terra molhada. Sei lá, tô com preguiça de google!

    puts o lance do vereador foi foda, mas saiba q votei no amigo Gulosão achando q ia dar papagaio

    Sobre o Keirrison vai sonhando Thalita e feche bem os olhinhos q talvez assim vc traga o Alex pro centenário tb

    mas pra acabar legal a peleja vamos fazer assim: no próximo atletiba apostamos uma caixa de cerveja. E como sou bonzinho e tals, se o coxa entregar os 3 pontos até te dou umas 3 latinhas. Q tal?

    ----

    danilo Says:
    novembro 12th, 2008 at 2:51 pm

    Eu treinei o meu Cachorro na “Lord Cão” eles são nota 10, o meu Cachorro agora só falta falar http://www.lordcao.com.br

    ----

    leandro Says:
    novembro 15th, 2008 at 12:39 am

    olha o tipo deste spam
    só falta dizer que o cachorro é atleticano

    ----

    Thalita Uba Says:
    janeiro 28th, 2009 at 10:13 pm

    Poodle, naturalmente :P

    .

    ResponderExcluir