segunda-feira, 24 de outubro de 2011

senti falta de jesus


Vi banners de Gandhi, Luther-King e ouvi até falar num tal Silo. Porém não vi nenhuma imagem do Nosso Senhor Jesus Cristo. Não que eu seja religioso, na verdade sou um catolicão – que no dia em que a água bate na bunda pede ajuda pra todos os santos. 

Realmente não consigo confirmar que Jesus Cristo existiu, sou tão cético que faz tempo que parei de pensar nisso. Mas acho que a figura de Jesus ou do Espírito Santo, pelo menos, também está ligada a PAZ, mas não ao movimento humanista. Embora eu saiba que o Movimento Humanista não prega a paz e sim a “Não-Violência”, ou seja, não basta à pessoa adotar uma atitude pacífica e passiva até em relação ao que lhe aflige, mas segundo o Movimento é preciso atuar, protagonizar, combater. E pra isso “é preciso firmeza de caráter”.

Quase arrumei briga quando disse que a moral dos humanistas também é judaico-cristã assim que alguém me falou que não “podemos reagir (ou seria revidar) a violência que sofremos”. Jesus marcou a história sendo um cara pacífico, mas se ele tivesse reagido à prisão? Teria deitado no máximo uns três soldados antes de morrer e cair no esquecimento.

Se toda está história vai premiar o sofrimento, não sei. Quem escreveu a Bíblia? Também não sei. Sei que Gutenberg industrializou. É bem verdade que às vezes também tive a certeza que toda esta história foi inventada pra nos ensinar alguma coisa, boa talvez, mas não muito racional.  Então, talvez venha daí o ateísmo de muitos membros do Movimento Humanista. Entretanto, creio numa coisa: ninguém pode ser mais temente a Deus do que uma pessoa que se diz ateu.  Pra mim o ateu é cara que mais acredita em Deus. E tenho dito!

pub. dia 28/08/2008


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário