segunda-feira, 24 de outubro de 2011

?o quê é o humanismo?



Segundo Valter Peireira a “teoria Humanista é do início do século 14 quando o italiano Francesco Petrarca (1304-1374) colocou o homem como centro de toda ação e como agente principal no processo de mudanças sociais”. O Humanismo se chocou com a Igreja, mas nunca renegou o catolicismo – o próprio Petrarca era religioso. Ainda segundo PEREIRA “Petrarca, como fundador do Humanismo, é figura central no processo de revolução do pensamento europeu que culminou com o movimento conhecido como Iluminismo.”

Hoje se fala em novo humanismo em reação ao fracasso da humanidade no século 19. Este novo humanismo segundo Noel Nascimento está representado principalmente “pela sagrada preocupação com a dignidade do homem e sua liberdade”. 

Minha opinião:
Tenho minhas ressalvas em relação ao Movimento, aliás a qualquer movimento, prefiro manter um posicionamento crítico. Os humanistas me explicaram que existe vários tipos de violência: psicológica, física, social, racial, sexual, moral e econômica.

Por exemplo, entendo a violência como um instinto do homem. Assim entendo também a racionalidade, no entanto, é mais fácil exaltar a racionalidade do que a violência. Entretanto, confesso saber muito pouco sobre o Movimento Humanista, em poucas palavras sei que ele atua na valorização do homem e na luta contra tudo que lhe causa sofrimento.

pub. dia 28 /08/2008 por Leandro H - fotografia: Raquel Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário