segunda-feira, 24 de outubro de 2011

economia solidária, economia humanista



Na palestra sobre Economia Humanista as coisas começaram a clarear. Priscila Lhacer, especialista em Economia Humanista, falou da necessidade urgente de mudarmos o atual modelo econômico. Falou também da opressão que o homem sofre e de muitas teorias econômicas que ignoram que “o ser humano é plástico e mutável”, e se reduzem a frieza dos cálculos.

Segundo ela a teoria neoclássica não dá conta de encontrar soluções para a fome, má distribuição de renda, ameaça ao meio ambiente e a sustentabilidade. Nesse ambiente é que se desenvolve a economia solidária e humanista. Que valoriza as trocas de produtos e serviços, as cooperativas, o lado social e não somente o lucro a qualquer custo.  

A pergunta da palestra era “o ser humano pode ser o valor central da economia?” A resposta foi SIM. Mas como? Através de uma mudança socioeconômica 1) na produção, comercialização e consumo  2) através do crédito, ou melhor, micro-crédito a pequenas empresas ou pessoas  3) na formação de economistas e pessoas que sigam a idéia da economia solidária 4) no marco legal, ou seja, no que diz respeito às leis. Dizem que a partir da segunda guerra o mundo foi planejado para ser o que é. Não sei se concordo que as coisas funcionam assim planejadas. Mesmo porque o homem muda sempre, por que o modelo não mudaria? Na visão humanista a sociedade de consumo não deu certo.

A ilusão de felicidade das compras dura pouco tempo.  Os produtos não são feitos pra durar e a pessoa precisa sempre estar comprando, trabalhando, trocando tempo. Recursos preciosos são desperdiçados para se produzir coisas desnecessárias - a não ser pela própria necessidade de satisfazer uma vontade criada pela “fetichização” da mercadoria, em termos marxistas.  E se não me engano fetichizar é colocar algo além do humano.

fotografia:
Raquel Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário