segunda-feira, 24 de outubro de 2011

TRÊS DIAS DE UMA FOGUEIRA SÓ


pub. dia 28/08/2008 por Leandro Hammerschmidt 
fotografias:
Raquel Santana 

Curitiba sediou o 3º Fórum Humanista durante os dias 22,23 e 24 de agosto de 2008. Pouca gente participou e pouca gente ficou sabendo. Também não participo do Movimento Humanista e pra mim ainda é novidade. Por isso gostaria de registrar minhas impressões sobre o encontro:

Em poucas palavras, o novo humanismo luta contra tudo que causa sofrimento. E foi seguindo esta linha de pensamento que o pessoal do Fórum se propôs a discutir e apresentar “formas de superar o sofrimento humano”.  

A concentração para a abertura do Fórum foi marcada na Boca Maldita na sexta-feira (22). Com todo respeito aos tocadores, a batucada tava meia boca (não faria melhor), dois megafones e a coisa começou a virar zona, tanto que a polícia veio e dispersou o grupo por não ter licença pra estar ali.  Em frente ao edifício Tijucas larguei a marcha que ia rumo à reitoria pra ver uma noiva fazendo rapel.  A cena juntou bom público na rua XV e depois da descida da noiva veio o “Dom Quixote” para encenar uma versão da peça do Cervantes. Esperei tudo para acompanhar o encontro e a caminhada de João Quixote e Sancho Pança – o cavalo era um carrinho de catar papel. O texto dava espaço pra improvisações, uma situação tão engraçada que dei risada o espetáculo inteiro.
 
No desfecho João Quixote das Manchas brigou, apanhou e foi preso pela polícia. Depois disso Sancho Pança (representado por uma mulher engraçada) deu a maior lição de moral na gente, falou de um de um modo que me sentir culpa por nada ter feito pra ajudá-los – pois nem na qualidade de personagem fui capaz de levantar João Quixote antes que o carro da polícia chegasse. Mas vai saber quando a gente deve se meter? Estranho que aquele sentimento de culpa (por ser indiferente àquilo que acontece na minha cara) veio me rondar durante alguns momentos do Fórum Humanista.

.

Um comentário:

  1. leandro Says:
    agosto 29th, 2008 at 5:40 pm

    preciso dizer isto: o cara ai de cima (pendurado) é a cara do Patrick Dempsey

    ResponderExcluir