terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

AGORA VAMOS FALAR DOS PROJETOS


Mandala conta com a força e apoio de muita gente: Jopa, bichos-grilos, daimistas e especialmente dos membros do GEAE - Grupo de Estudos de Agricultura Ecológica da UFPR. A ideia é fazer daquele espaço, em São Luiz do Purunã, uma espécie de parque Agroecológico, referência de sustentabilidade e redução de impacto na natureza. Pra isso, Mandala está se reunindo com prefeitos e autoridades da região. Negociando com empresas como a Itambé Cimentos - visível ali do alto da montanha -, a revitalização da estradinha que dá acesso ao Cristo de Balsa Nova.
E as expectativas são boas, muitas empresas estão a fim de ajudar. No Paraná, por exemplo, existe o Condomínio da Biodiversidade que apóia projetos de preservação da natureza.  Mandala sonha com a licitação do restaurante do Cristo. Aproveito aqui para parabenizar os cozinheiros da turma. Em geral, as refeições foram maravilhosas: salada de frutas com mingau e amendoim no café, polenta com carne de soja no almoço, e sopas pra saborear na fogueira. Ah, e tortas de banana com açúcar mascavo que caem bem a qualquer hora do dia.

Parceiros do GEAE

Dentre os parceiros de Mandala está o Grupo de Estudos de Agricultura Ecológica – GEAE é uma ONG de 25 anos que faz “miséria” com seu terreno de 1000 metros quadrados no setor de ciências agrárias, da UFPR.

Existe um plano de fazer uma Bio-construtora com os membros do GEAE, pra dar uma oportunidade de emprego pra gente que não pretende atuar no sistema tradicional do agronegócio. E a rapaziada do GEAE tem até uma Bio-construção em seu terreno, a “Ecobaia”, feita de barro socado e tecnologia super adobe.




Na sede do GEAE você encontra: aroeira, araucária, amora, amora silvestre, angica, cedro, pau brasil, imbuia, guapuruvum, araçá, pitanga, uva do Japão, melancia, maracujá, laranja, limão, figo, maça, pêssego, uva, abacate,  mexerica, banana, ingá, mamona, mandioca, babosa, pata de vaca, orégano, manjericão, manjerona, hortelã, confrei, rami (rasteira), salsinha, cebolinha, cheiro-verde, coentro, endro, alecrim, salvia, osmari, hortelã, erva-doce, folha gorda, mentruz, pulmonária, confrei, açafrão, maria-pretinha, brócolis, cebolinhas, couve-flor, espinafre, alface, rúcula, repolho, agrião, feijão (fava, de porco, carioca, guandar, fava rajada), taioba, papiro, mil folhas, tremoço, café, tomate cereja, bambu (3 tipos), batatas, batata yacon, berinjela, cará, dedalero, milho avati, orapronobis, abobora, pimenta, cana-de-açúcar, chuchu, çaijuçara, pimenta, babosa, Cosme, planta carnívora, bromélia, orquídeas, coró, besouro, minhoca, baratas, joaninha, pulgão, aranhas, formigas, cupins, galinhas, ratos, passarinhos, canarinhos da terra, tucano, papagaio, 7 cores, andorinha…


Uma variedade incrível por espaço, fora um monte de bicho grilo.  Mas não sei bem direito como o mercado de trabalho vai aproveitar esta rapaziada que está na “vanguarda” do curso, desenvolvendo a Agroecologia. Pois segundo o estudante de Zootecnia, Rafael Cabreira, mais conhecido com Pumba, “o GEAE é o avesso do que eles ensinam no curso de agronomia”. Mas ainda segundo Pumba, “a gente só quer o mundo melhor …começando pelas galinhas”. Pra isso o pessoal criou um banco Germoplasma. Calma aí, deixa explicar, na prática, eles cruzam vários tipos de frangos, melhorando a genética dos frangotes pra depois espalhar por aí.

Mas não podemos dizer que a Agroecologia está abandonado. Ao contrário, o Governo do Estado do Paraná tem até uma secretaria, a CPRA, pra cuidar destes assuntos. Tanto que em novembro vai acontecer aqui em Curitiba o CBA - Congresso Brasileiro de Agroecologia. E o pessoal do GEAE foi escalado pra receber os participantes. Tomara que até lá o “parque Agroecológico” esteja funcionando. Assim o pessoal do evento poderá provar a torta de banana do Mago Kin-Tao.

Aho!!!

.

Um comentário:

  1. Finito Carneiro Says:
    fevereiro 27th, 2009 at 3:21 pm

    Putz, cara… Muito bom! Pena que não deu pra eu ir nessa empreitada!

    Aquele abraço.

    ---

    Rafael (Pumba) Says:

    fevereiro 27th, 2009 at 10:22 pm

    Excelente meu caro Leandro, adorei, muito bem escrito, parabéns.

    Valeu pela perceria.
    Aho!!!

    Macaco Espectral Azul
    11:11

    ---

    Leonarda Glück Says:

    fevereiro 28th, 2009 at 1:32 am

    Tenho certeza de que vou virar vegetariana muito em breve…

    Há sinais por todos os lados!

    ---

    Tibucas Says:

    março 1st, 2009 at 9:32 am

    Parabéns Leandro, por ajudar a disseminar esta causa tão nobre!! Agora eh manter a família unida e aumentar cada vez mais a teia!!

    Aho!!
    Mago Cósmico

    ---

    leandro Says:

    março 2nd, 2009 at 12:05 am

    putz perdeu Thiago, e foi massa
    valeu pela ajuda Pumba, vamos fazer mais
    e vamos lhe devorar Léo Glück!

    saiba q foi um prazer Tibucas, AHOOO!

    .

    ResponderExcluir