sexta-feira, 18 de novembro de 2011

LOS HERMANOS ABRE PRO RADIOHEAD


pub. dia 17/01/2009 por
Vanda Moraesvandymoraes@yahoo.com.br

Marcelo Camelo entoa emocionado e um tanto sem jeito, os primeiros versos de “Dois barcos”, e é acompanhado pela platéia, já dita inúmeras vezes como fanática. O show vai seguindo sucesso após sucesso da gloriosa carreira do Los Hermanos. Os fãs, por sua vez, cantam cada verso como se fosso pela última vez.

Em agosto de 2008 foi lançada uma coletânea com CD e DVD do último show. O DVD “Los Hermanos na Fundição Progresso” inclui 31 dos maiores sucessos da banda tirados dos quatros álbuns. Neste show todas as músicas são cantadas numa proximidade emocionada da platéia com os coros uníssonos, já característicos das apresentações da banda e raros nos shows de rock nacionais na atualidade.


Agora, depois de cinco meses os fanáticos pelo som dos “Barbudos” recebem uma pitada de esperança: o Los Hermanos confirmou que fará a abertura do show da banda inglesa Radiohead. Assim como a apresentação na Fundição Progresso, isto não representa uma volta oficial da banda, mas sem dúvida será um momento especial para a legião de fãs.

Já foi dito que a banda Los Hermanos é a confirmação de que existe “vida inteligente no Brasil” nesta geração pós-meados da década de 1990. A banda lançou apenas quatro álbuns em toda sua carreira, mas deixou milhares de fãs órfãos quando decidiu parar por tempo indeterminado.

A relação do publico com a banda era de verdadeira devoção com shows lotados e platéias histéricas em todo o território nacional. A sabedoria popular afirma que a saudade fica maior com a distância e a certeza de uma perda. Apesar de se apresentarem na abertura do show da banda inglesa, o Los Hermanos estão recebendo tratamento de banda principal pelo público que deve comparecer em peso.

Esta apresentação tem tudo para ser histórica. Isso porque pode ser especial por ser o último show do grupo ou pode marcar a reunião definitiva da banda. Os interessados em conferir pessoalmente o espetáculo ainda encontram ingressos no valor de R$ 200,00, pelo site ingresso.com. Os shows acontecem nos dias 20 (Rio de Janeiro) e 21 (São Paulo) de março.

Serviço:
Rio de Janeiro
Dia 20 de março de 2009
Praça da Apoteose - Av. Marques de Sapucaí s/n - Centro
Ingressos: R$ 200
Vendas a partir de 5 de dezembro pela internet ou na bilheteria um do Maracanãzinho (Prof. Eurico Rabelo - próximo a estátua do Bellini)
Informações: (21) 30 35 76 21


São Paulo
Dia 21 de março de 2009
Chácara do Jóquei - Avenida Francisco Morato, 5100 - Ferreira
Ingressos: R$ 200
Vendas a partir de 5 de dezembro pela internet ou nas bilheterias do Estádio do Pacaembu (Rua Prof. Passalaqua, s/n - ao lado do portão 24).

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FROTA DE VEÍCULOS DE CURITIBA AGRAVA FALTA DE ESPAÇO PARA CARRINHEIROS

pub dia 14/01/2009 por Vanda Moraes - vandymoraes@yahoo.com.br

A falta de espaço para os carrinheiros piora cada vez mais devido ao aumento da frota de veículos deCuritiba. A constituição prevê que os carrinhos dos catadores de papelão são veículos de propensão humana e contam com uma legislação específica. O carrinheiro não pode andar sobre a calçada sujeito a uma multa no valor de R$ 191,00.Cleia Souza Leal, 24 anos, é carrinheira e tesoureira da Associação de Carrinheiros Vila Zumbi de Colombo. Ela diz que a lei não deixa alternativas para os carrinheiros. “Eles nos proíbem de subir na calçada, mas não fazem uma faixa para a gente andar”, afirmou.

O problema da disputa por espaço se tornou mais grave com as diversas obras pela cidade. O carrinheiro Adaio Mendes, 57 anos, foi atropelado na semana passada no trecho em obras da Linha Verde, antiga BR 116. “O acidente foi grave, ele teve problema na coluna e nas pernas.”, explicou Cleia. “Ele não morreu, mas ficou com seqüelas. E ainda vai ter que trabalhar com a dor e o sofrimento, porque é a única forma de trabalho que tem”, concluiu a carrinheira.

A legislação também diz que os catadores devem andar no mesmo sentido do trânsito, ao lado direito da pista, junto aos outros veículos. Além disso, o condutor precisa sinalizar com as mãos, onde pretende entrar. Já nos casos onde o carrinho é levado por um animal, é considerado veículo de tração animal e obedece as mesma regras do tráfego de veículos automotores.

Para reivindicar seus direitos no trânsito, os trabalhadores contam com um movimento nacional. “A gente está em busca dos direitos do carrinheiro como prestador de serviço público pelo recolhimento do lixo que não é lixo e pelo respeito que a gente merece no trânsito”, concluiu Leia.

Curitiba conta com aproximadamente dez mil carrinheiros, que recolhem cerca de 500 toneladas de lixo. Isso equivale a 92% de todo o lixo recolhido na capital. Na década de 90, Curitiba ficou conhecida como a capital ecológica principalmente pelo recolhimento e reciclagem de lixo, apesar da prefeitura ser responsável por apenas 20% da coleta.

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RECORTE DO CINEMA PARANAENSE

Satori Uso

parte 2


por dia. 12/01/2009 por Vanda Moraes - vandymoraes@yahoo.com.br

Em “Booker Pittman”, o curta que ganhou cinco prêmios no Festival de Gramado, Rodrigo Grota passeia pela vida de um músico americano dos anos 50. A fotografia, assinada pelo próprio diretor faz com que o expectador siga a luz em direção a essência do jazz. Segundo Grota a intenção deste filme, bem como de todos os outros que produziu até agora, não é filmar a biografia dos personagens, mas sim captar fragmentos de sua trajetória e de sua personalidade.


A produção dos filmes é feita de maneira quase artesanal. Permite uma viagem pelo tempo e espaço filmado. “Booker Pittman” reconstitui em suas cenas, Dallas de 1920, Nova York de 1930 e Londrina de 1950 com uma fidelidade assustadora. Os planos bem encadeados com os depoimentos permitem um envolvimento mágico com o objeto filmado.

Os filmes de Grota são feitos com uma equipe de dez a quinze pessoas, sendo que dentre estas, pode-se encontrar tanto profissionais da área cinematográfica quanto amadores envolvida em todas as etapas de produção. Todos os filmes são produzidos pela Kinoarte, empresa da qual Grota é colaborador, alguns com apoio do poder público e outros com recursos próprios. “Quando temos apoio local, contamos com patrocínio da Prefeitura de Londrina, via PROMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura. Recentemente aprovamos um filme em um edital federal organizado pelo Ministério da Cultura.”, afirmou Grota.

A distribuição dos filmes é a etapa mais complicada para os cineastas paranaense, estado ainda considerado periférico na produção cinematográfica, apesar de iniciativas bem sucedidas como o Filme “Estômago” do realizador Marcos Jorge e o mais recente “Mystérios” de Beto Carminatti. A exemplo destes e outros realizadores locais, Rodrigo Grota se utiliza das leis de incentivo e de seus próprios recursos para a viabilização de seus projetos. Para a distribuição dos filmes, Grota ainda não conta com captação de recursos.

Os filmes são distribuídos pela Kinopus Audiovisual. A empresa divulga os filmes em sua homepage e agiliza os contratos de exibição. A produção de Grota está disponível apenas no território nacional. Recentemente uma distribuidora americana e uma espanhola entraram em contato com o diretor com a proposta de assistir ao curta Booker Pittman. Segundo Grota estão sendo efetuados contatos para a distribuição em Los Angeles e Barcelona. O curta “Satori Uso” foi lançado nacionalmente pela Programadora Brasil, um projeto Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, desenvolvido por meio da Cinemateca Brasileira e do Centro Técnico do Audiovisual.

Enquanto as parcerias de distribuição são esparsas ou inexistentes, a ferramenta mais utilizada para levar os projetos ao grande público é a internet. Segundo Grota, a web ainda é a maior vitrine de seus filmes, os quais estão disponíveis no Kinoarte Channel e no canal da kinoarte no youtube. Além disso, o realizador participa de blogs e discussão na internet e colabora com a Revista taturana


Outro método de distribuição utilizado são os festivais e mostras cinematográficas. “O papel dos festivais é fundamental. Sem os festivais não existiríamos para público algum”, afirmou Grota. O Festival de Gramado proporcionou uma boa visibilidade do curta “Booker Pittman”. Neste ano a Kinoarte realizou a décima edição da Mostra Londrina de Cinema em parceria com a prefeitura Municipal de Londrina. Em dez anos a Mostra exibiu cerca de 500 filmes em 30 pontos espalhados pela cidade de Londrina e região, atingindo um público de mais de 30 mil expectadores. Além disso, a Kinoarte realizou a Primeira Mostra Marília entre os dias 30 de outubro e dois de novembro.

A Mostra Marilia faz parte de das novas diretrizes da empresa, que visa contribuir para a difusão do cinema não somente no Paraná, mas também no estado de São Paulo. Foram exibidos 50 filmes entre curta e longas-metragens, sendo que o destaque foi a primeira exibição, em Marília, do filme “Pé de veludo”, do realizador mariliense Eduardo Reginato. “Pé de Veludo” foi filmado em 1996 e conta a história de um bandido que ficou famoso na região após formar uma quadrilha com seus irmãos, na década de 60.
Segundo Grota a resposta do público para os seus filmes geralmente é positiva. O público em geral pode ter acesso total aos materiais pela Web. Em DVD, os filmes estão disponíveis pela Kinaorte ou pela
Programadora Brasil. O trabalho do realizador, apesar de contar com mais de 20 curtas, ainda não é muito difundido ao grande público. Isso se deve ao fato de a mídia paranaense não disponibilizar o espaço devido às produções locais. Os trabalhos são bem divulgados na região de Londrina, mas no restante do estado só recentemente ganhou alguma visibilidade.

Isso também acontece com o reconhecimento da obra. Na região de Londrina há um reconhecimento, sendo que em escala nacional o trabalho só é parcialmente reconhecido. Isso ocorre de forma efetiva em um publico mais especifico. Entre os críticos e realizadores as produções de Grota já são bem conhecidas e difundidas.

Rodrigo Grota está desenvolvendo vários projetos em 2009. O realizador finalizou curta chamado “Fim da Linha”, em parceria com 20 alunos na Lapa, PR e irá rodar “Pausa para a Neblina” no primeiro semestre de 2009. O curta “Maria Angélica”, de Francelino França, está sendo finalizado e deve estrear no primeiro semestre do próximo ano. Também em 2009 pretende rodar o primeiro longa-metragem de sua carreira: “Tango, Chuva e Silêncio”, um projeto que vem sendo desenvolvido há alguns anos.

Grota é um dos mais jovens realizadores paranaenses e vem desenvolvendo uma produção bastante linear, além de outros projetos paralelos como as mostras e festivais. A sua avaliação do próprio trabalho consiste simplesmente em uma frase: filmes “incompletos”.
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ENTREVISTA COM O CINEASTA RODRIGO GROTA


pub. dia 11/01/2009 por Vanda Moraes - vandymoraes@yahoo.com.br

Produção
1. Como é feita a produção de seus filmes?
Todos os filmes são produzidos pela KINOARTE. Alguns contam com apoio do poder público; outros, não.

2. Como são captados os recursos? Há a colaboração de algum órgão governamental ou comercial?
Quando temos apoio local, contamos com patrocínio da PREFEITURA DE LONDRINA, via PROMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura. Recentemente aprovamos um filme em um edital federal organizado pelo MINISTÉRIO DA CULTURA.

3. A produção é profissional ou é baseada em ações voluntárias de amigos ou colaboradores?
Trata-se de algo misto. Há sempre profissionais e amadores envolvidos.

4. Em média, quantas pessoas fazem parte da equipe?
De 10 a 15.

Distribução

1. São feitas ações efetivas de distribuição dos filmes prontos. Se sim, quais são estas ações?
Os nossos filmes são distribuídos pela KINOPUS AUDIOVISUAL. Eles divulgam os filmes em sua home Page e agilizam os contratos de exibição. Recentemente uma distribuidora americana e uma espanhola entraram em contato querendo assistir ao nosso curta BOOKER PITTMAN. O curta SATORI USO foi lançado nacionalmente pela PROGRAMADORA BRASIL, um projeto do MINC.

2. Quais são os recursos utilizados?
Para distribuição ainda não contamos com recurso.

3. Os filmes são distribuídos apenas no Brasil?
Por enquanto sim, mas como te disse, já há contatos em Los Angeles e em Barcelona.

4. Quais as ferramentas utilizadas? A internet tem um papel decisivo?
Sim, a web é a melhor vitrine para os nossos filmes. Todas as produções da KINOARTE estão disponíveis no KINOARTE CHANNEL, o canal da Kinoarte no Youtube.

Público
1. Em que escala o público tem acesso aos materiais produzidos?
Pela web, acesso total. Por DVD, entrando em contato com a KINOARTE ou com a PROGRAMADORA BRASIL.

2. Qual é a resposta do público?
Geralmente boa.

Mídia
1. Como é o relacionamento de sua obra com a mídia?
Nossos trabalhos são bem divulgados em Londrina. No Paraná, apenas recentemente ganhamos espaço.

2. Há um reconhecimento local? Há um reconhecimento nacional? Qual é mais efetivo?
Local sim. Nacional, parcialmente. Isso ocorre mais no meio cinematográfico: entre críticos e realizadores já somos conhecidos.

3. Qual é o papel dos festivais para divulgação e distribuição de seus filmes?
Fundamental: sem os festivais não existiríamos para público algum.

Existe alguma projeto em andamento? Os rumores que dizem que a trilogia não será completada são verdadeiros?
A trilogia será completada: iremos rodar “Pausa para a Neblina” no 1o semestre de 2009. O curta “Maria Angélica”, de Francelino França, está sendo finalizado e deve estrear no 1o semestre do próximo ano. Em 2009 queremos rodar o nosso 1o longa: “Tango, Chuva e Silêncio”. Acabamos de rodar com 20 alunos um curta chamado “Fim da Linha”, na Lapa, PR.

Como você avalia sua obra?
Filmes “incompletos”. (gosto disso)

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MANIFESTAÇÃO EM CURITIBA PELO CESSAR-FOGO NA FAIXA DE GAZA

Dia 9 de janeiro de 2009. Manifestação de protesto em Curitiba contra os ataques de Israel à Faixa de Gaza, iniciados no dia 27 de dezembro de 2008


pub. dia 09/01/2009 por Gabriele Alves – gabiluise@yahoo.com.br

A guerra continua, mesmo após a divulgação de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, ontem, dia 8, por um “imediato e durável” cessar-fogo no conflito entre Israel e a Faixa de Gaza.

A resolução prevê, além do cessar-fogo, a retirada completa das forças israelenses do território palestino e o fornecimento desimpedido de assistência humanitária para o povo da região (cerca de 1,5 milhão de pessoas). No entanto, com a abstenção dos EUA, a resolução parece não ter surtido efeito.

A justificativa de Israel para o ataque seria o lançamento de foguetes em seu território, pela organização palestina Hamas, tida como terrorista. Já do lado palestino, o argumento é que os foguetes foram uma forma de resistir a um bloqueio de 15 meses por parte de Israel à Faixa de Gaza, que teria resultado na falta de alimentos, remédios, entre outros produtos básicos, para os palestinos. O número de mortos no conflito já passa de 770.

Em Curitiba, uma manifestação autodeclarada pacífica, foi uma tentativa da comunidade árabe da cidade mobilizar a opinião pública a favor do cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza e declarar sua insatisfação com Israel.

O protesto teve início às 11 horas da manhã, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná. O grupo de manifestantes, formado por aproximadamente 150 pessoas, atravessou o Centro da cidade pela rua XV de Novembro e se dispersou em frente à Boca Maldita. Nesse local, agora há uma tenda para o recolhimento de assinaturas a favor da causa palestina e murais com fotografias do drama dos feridos e mortos em Gaza, com imagens bastante pesadas.

A manifestação contou com apoio político de diversas entidades, que participaram do protesto com suas bandeiras, entre elas: PCB (Partido Comunista Brasileiro), PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), PH (Partido Humanista) e PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado).

A verdade é que, de uma forma geral, as pessoas ao redor pareciam compreender “mais ou menos” do que se tratava a manifestação, mas nem por isso os vendedores de crédito com pranchetas e os pregadores evangélicos mudaram seus planos em apoio ao grupo de protesto.

Palavras como Fascismo, Nazismo, Bush, genocídio, guerra, paz, violência e semitismo estavam em faixas, panfletos e na boca dos que praguejavam contra o conflito.
Desde o início foi possível verificar a cautela por parte dos organizadores da manifestação para não passar uma imagem de ódio ou revolta radical. Antes do início da passeata, um dos primeiros informes dados pelo carro de som era de que não se deveria falar em “morte”, porque a manifestação era pacífica… Uns dois minutos depois, um senhor tomou o microfone e iniciou um discurso inflamado de alguns segundos. No exato momento em que ele ia pronunciar a frase “Morte a Israel”, o som do microfone foi cortado. Só ouviram os que estavam mais próximos – como eu, por exemplo. Só os representantes das entidades poderiam falar no microfone, e foi assim a partir de então.

A situação entre Israel e a Palestina não se resolve com um simples acordo, mas a mensagem de paz que foi passada hoje tem seu valor. O depoimento amargurado de um manifestante alimentam a reflexão sobre o assunto:

No próximo sábado, dia 12 de janeiro, às 14 horas, acontece uma Plenária para dar continuidade às discussões, na sede do APP Sindicato, que fica no 14º andar do Edifício ASA, na rua Voluntário da Pátria, 475. Também acaba de ser criado o Comitê Árabe Brasileiro de Solidariedade, responsável pela passeata, pelo recolhimento de assinaturas e pela exposição de fotos na rua XV.

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O MEMBRO



pub. dia 07/01/2009 por Leandro Hammerschmidt

“O Membro” é um dos melhores filmes dos últimos tempos. E me pergunto quanto deve ter custado? Quase nada! É o que chamam de filme Trash - muito sangue, carne, maquiagem e efeitos especiais baratos, mas não menos interessantes. Mas recomendo este filme pelo excelente roteiro (sem falar na atuação do Roli). Claro, além de apreciar muito os já citados efeitos especiais - que se tornaram a especialidade do meu amigo Eduardo Rohn da eedstudios.

Conheço um monte de gente que participou deste filme e aproveito este post para dar parabéns e mandar um abraço pra eles: Eduardo Rohn (roteiro), Igor, Leonardo Bonassoli, Roliudi e/ou Thiago Luiz da Costa Martins (no papel principal), a gatísssima Luiza Desiderá (que levou um apertão), Juliana Bruske, Mariane Conceição Mendonça (direção), e também para os que não conheço: Karina Yoshizawa, Priscila Bruske, Bruno Brasil, Fábio Becker.

Confira este filme que é foda! E saiba que não é só minha opinião. Meu pai acha que “o Membro é perfeito” e o pessoal do Fiz TV deu pros caras o prêmio de melhor filme trash de 2008.

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“VELEJAR POR AÍ”

Já dizia Luís Fernando Veríssimo que, “no verão, as pessoas procuram leituras leves, como bolachas de chope, rótulos de bronzeador e romances policiais”. Seguindo esta máxima, abrimos nossa temporada de férias no JTG com textos igualmente leves e prazenteiros, como as sátiras de André Carvalho, que você acompanha aqui, a partir de hoje. Divirtam-se!



pub. dia 05/01/2009 por
André Carvalho - andrecarva@hotmail.com

Era um belo dia, muito, muito belo, tinha um céu azul e um sol amarelo! Pois então, chega de rimas e vamos à historia, aliás, não é bem uma história, mas enfim…Lá estou eu no banheiro fazendo a minha leitura matinal (a mesma revista faz meses, tô até lendo ao contrário agora, pra dar uma variada e tal; às vezes coloco de ponta cabeça e coisas do tipo). Continuando, estava lá eu e fazendo coisas que pessoas fazem no banheiro, após o ato consumado, passei à segunda parte do ritual: a limpeza!

Aliás, não me agrada nem um pouco, mas faz parte da minha manhã. Esse dia, porém, algo me abriu os olhos (não, eu não limpo de olho fechado!), digo, me abriu os olhos pra uma coisa que parecia vaga, nula. Vou pegar o papel higiênico e eis que vejo que ele tem desenhos de barquinhos (ai que lindo!), e a frase impressa: “sail away” (trad: “velejar por aí”).

Mas por que diabos os caras vão imprimir no papel higiênico “sail away”? Por acaso meu cocô é marinheiro?

Aí me veio à mente tudo que nunca tinha pensado durante todos esses ânus… digo, anos.

Você já imaginou onde está o seu cocô agora? Eu fiquei pensando, tem vários lugares no mundo que eu quero conhecer, e não sei se vou ter a chance, mas provavelmente meu cocô já foi a todos eles. Velejando pelas correntes marítimas e vagalhões do oriente ao ocidente.


Acredito que agora meu cocô deve estar numa praia da Tailândia, tomando um “Sex on the Beach” com o cocô da Angelina Jolie, mar verde, brisa refrescante, o cocô da Angelina vem chegando perto, mais perto…e TUM!!

(Pra abreviar “meu cocô”, vou usar MC, e o “cocô da angelina”, CA)

MC- Quê isso Angelina?

CA- Nada não, só tirei um milho que estava na sua orelha!
Ambos- HAHAHAH!!!

MC- Opa, Angelina, chega mais pra cá, deixa eu ver uma coisa.

CA - Sim

MC - TUM!! Nada não, só tirei uma azeitona que estava na sua testa!
Ambos - HAHAHA!!!

MC- Opa, o que é aquilo vindo lá? Ih! Vai dar cagada, olha o coco do Brad Pitt chegando aí!

CA - Não tem problema não, a gente pode curtir o momento todos juntos.

MC - Tô fora, vou dar umas bandas por ai, Bye Bye!!

E assim foi, meu cocô passando a tarde na Tailândia, tomando coquetéis numa praia paradisíaca, com o cocô da Angelina Jolie, se não fosse aquele maldito cocô do Brad Pitt chegar boiando, a noite prometia!

Bom, e você que está em Curitiba, pode ser que seu cocô não esteja curtindo em um destino tão glamuroso, provavelmente ele vai estar passeando entre as águas de Matinhos e Guaratuba. Mas isso não é motivo pra tristeza e sim felicidade, pense bem; você pode ir visitá-lo nesse verão. Tomar aquele banho juntos e matar toda saudade.

Não importa onde a gente esteja, provavelmente você sempre poderá dizer: Eu nunca fui a tal lugar, já meu cocô…

Até mesmo na Europa, em Paris, capital do romance e do charme. No rio Sena, por exemplo, famoso canal romântico para os cocôs parisienses, o mundialmente famoso Coco Chanel.

Eles estão por toda parte, por todo mundo, em todos cantos. Eles são livres, não precisam de visto nem passaporte, eles não tem religião nem raça nem sexo. Eles vivem na paz total, num universo paralelo, sem preconceitos e sem limites.
É isso então, meu amigo, agora você sabe. Você pode viver no seu mundinho, mas seu cocô é um desbravador, um descobridor, um viajante!

Da próxima vez que você for puxar a descarga, olhe bem pra ele, abra um sorriso e diga em voz alta e clara:

BOA VIAGEM AMIGO!

Bom, agora parei, tenho que ir ao banheiro!

FIM

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