quinta-feira, 29 de setembro de 2011

GRAMADO CINE VÍDEO – O PRESTÍGIO DO CINEMA INDEPENDENTE

pub. dia 20/08/2008 por Thalita Uba - uba_thali@yahoo.com.br

Um tanto à parte do badalado Festival de Gramado, o Gramado Cine Vídeo vingou, em 2008, como o maior evento de audiovisual independente e universitário do país. Foram 1260 trabalhos inscritos, dos quais 123 – de 16 estados diferentes – foram classificados e exibidos na Mostra Competitiva.

Mesmo sem poder contar com toda pompa que ronda a Mostra Principal do Festival de Gramado, o Gramado Cine Vídeo contou com um grande número de espectadores, que puderam prestigiar as novas caras do futuro do cinema e da televisão brasileiros. Para a carioca Celina Schimdt, uma das vencedoras de Melhor Reportagem da categoria TVs Universitárias Brasileiras, essa visibilidade confere prestígio a quem concorre no festival: “É bom poder mostrar o seu trabalho a pessoas realmente interessadas no que você faz, é um grande incentivo”, diz.

Contudo, o Cine Vídeo ainda é visivelmente discriminado em Gramado. Enquanto todo luxo e bons-tratos
ficam reservados aos participantes da mostra principal, os vencedores do Galgo de Ouro (prêmio máximo do Cine Vídeo, correspondente ao Kikito da Mostra Principal) sequer puderam assistir às exibições da mostra principal sem precisar pagar ingresso. “Quem participa do Festival mesmo, ganha passagem, hospedagem e essas coisas todas. Já quem aposta na produção independente e participa do Cine Vídeo tem que arcar com todas as despesas. Além disso, se não correr atrás, é capaz de nem receber crachá!”, desabafa o produtor Laudimir Vieira, de Belo Horizonte.



Apesar de tudo, pôde-se conferir diversos filmes de muita qualidade não apenas técnica, mas também artística nos cinco dias em que foram exibidos os finalistas do Cine Vídeo. A novidade de 2008 foi a implantação de uma nova categoria: filmes de celular – vencida por Leila Dias, de Palmas, Tocantins. “É muito emocionante ganhar nessa categoria logo em seu ano de estréia!”, exclama.

O júri que definiu os 36 vencedores da competição foi composto pelo diretor Marcelo Lafitte, a atriz Via Negromonte, o diretor Carlos Mossy, o ator Eduardo Daskar, a atriz Lu Grimaldi, a produtora executiva Daniela Menegoto, a produtora Graziela Ferst, o jornalista Adriano Ely, a diretora e produtora Flávia Seligman e o diretor de arte Eduardo Antunes. A lista com os premiados pode ser encontrada no site do Gramado Cine Vídeo
 

Um comentário:

  1. leandro Says:
    agosto 20th, 2008 at 8:13 pm edit

    parabéns Thalita, eu sei q vc tb ganhou um Galgo de Ouro com o documentário “Absolutamente Anselmo” - em breve quero publicá-lo aqui heim

    --------

    Thalita Uba Says:
    agosto 21st, 2008 at 11:06 pm edit

    Ah, obrigada!
    Quem sabe não o publicamos em breve? ;)

    ResponderExcluir