quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CERVEJA DELICIOSAMENTE QUENTE




As coisas andaram corridas e tive alguns problemas para me comunicar. Mudei de casa, sai de um bairro do subúrbio no lado leste de Londres para o sul perto de Battersea e do Rio Tamisa. Agora espero deixá-los atualizados semanalmente.

Vamos ao que interessa: tomei muita cerveja quente no “Great British Beer Festival”. Quando sentei a frente do computador para escrever a última reportagem sobre cerveja aqui na Inglaterra descobri que teria um evento onde poderia desfrutar de cervejas de todos os lugares da Grã-Bretanha e do mundo.

O que mais se encontrava lá eram as cervejas tipo Ale, a qual possui uma fermentação mais lenta deixando-a com a espuma natural sem a adição de gás na hora de colocar no copo de um “Pint” (copo que contem 568 ml, medida oficial por esses lados). Esse copo teria que ser adquirido por £3,00, mas o dinheiro poderia voltar se você devolvesse o copo, não devolvi lógico. A coloração varia muito entre um escuro bem forte como uma cerveja preta e de bem um vermelho transparente, a espuma e levemente densa.

Peguei meu copo e fui a degustação. A primeira cerveja que eu e meu parceiro tomamos foi do País de Gales, eu peguei uma Brewery from Wales, vinda de Portsfield uma cerveja com 5,4% de álcool com gosto levemente amargo e com um odor muito forte, mas o sabor que fica na boca é muito bom. A outra era do mesmo lugar tinha 4,8% e tinha um leve gosto de ressaca, de cerveja que esta empapuçando. Ambas estavam com uma temperatura quase ambiente.

Em sua totalidade o evento tinha, além de muita cerveja, comida, música e clima de festa. Pessoas de todas as idades e do todos os tamanhos se deliciavam com uma boa cerveja britânica.

Experimentei uma cerveja com 9,4% de álcool, esta tinha um aroma de conhaque e um gosto de rapo de galo com aquele amargo do malte. A cerveja mais gelada que tomei lá foi uma da Alemanha, maravilhosamente loira, bem clarinha. Como estava por lá tive que degustar de um bom Hambúrguer e de um torresmo de porco para acompanhar a cerveja. Aqui é estritamente proibido fumar em lugares fechados, para os admiradores de um tabaco com cerveja péssima notícia: os fumantes deixam os copos numa grande mesa com números, você deixa o seu copo lá e pega o número. O copo com certeza estará lá.

Com relação a música era na maioria rock, soul e blues. Comi meu hambúrguer vendo uma banda de Blues e tomando uma cerveja do Leste Inglês campeã do evento do ano passado, cerveja com 4,8% de álcool e deliciosamente quente, não estou sendo irônico. Já estava sentado no chão de tão cheio de cerveja e comida, peguei meu bloquinho, meu copo, fui para casa.

Eh isso!

Um comentário:

  1. leandro Says:
    agosto 19th, 2008 at 11:49 pm edit

    será q deu dor de barriga no Carlos?

    ResponderExcluir