quinta-feira, 17 de maio de 2012

ECOLOGIZANDO

Permacultura. Bio-construção. Agroecologia. Que diacho é isso tudo? Conforme o prometido na reportagem especial sobre o carnaval ecológico em SãoLuiz do Purunã, nosso amigo João Paulo Santana agora nos esclarece esses conceitos. Leia a carta que ele nos enviou:


Olá pessoal do TiraGosto!

Hoje ao ler um livro, consegui parar por um momento e refleti a respeito do meu futuro e da maneira como conduzirei minha vida. Pensei também na melhor maneira de explicar para as pessoas o que é este estilo de vida que levo e os motivos pelos quais me tornei a pessoa que sou.

Quando digo que sou bio-construtor, permacultor ou um iniciante dos estudos da agroecologia não é raro eu já imaginar como retirar a expressão de espanto do rosto das pessoas. Na verdade não existe mistério, e sim explicações. Se analisarmos a palavra “bio-construção” , podemos pensar que é um termo contraditório, uma vez que “bio” significa vida e não tem nada a ver com construção.

Pois bem, este termo bio-construção foi adotado para denominar as construções que buscam deixar o menor impacto ambiental possível no meio em que serão inseridas, de maneira a respeitar a vida e a biosfera. Podemos chamar portanto de bio-construção uma construção feita com barro, bambu, madeira, grama e materiais que possam ser absorvidos pelo meio ambiente ou busquem causar o menor impacto ambiental possível.

A permacultura é um conjunto de técnicas e práticas que buscam trazer literalmente uma cultura permanente (”Permanent Culture” em inglês) para o estilo de vida das pessoas e maneiras de realizar planejamento territorial, seja este território uma casa, uma chácara, uma fazenda ou até mesmo uma cidade. Está contido no mesmo conjunto de técnicas o equilíbrio entre homem e natureza, tentando se reproduzir os sistemas para o benefício humano da mesma maneira como são no meio ambiente, ou seja, em equilíbrio.

Da mesma maneira, a agroecologia é o resultado da produção de alimentos com técnicas e práticas ecológicas. Na agroecologia não são utilizados agrotóxicos ou fertilizantes industriais. Em vez disto, buscam-se desenvolver e aplicar os fertilizantes da própria natureza e o controle de pragas através do equilíbrio do sistema onde se está cultivando. Os sistemas agroecológicos buscam sempre equilibrar o que está em excesso ou em falta para que se reproduza ali como é no meio ambiente a produção de alimentos ou o cultivo da terra.

Podemos concluir portanto que agroecologia e permacultura abordam as mesmas técnicas e métodos, porém o pessoal da agroecologia desenvolve mais as técnicas relacionadas à agricultura e o pessoal da permacultura desenvolve mais as técnicas relacionadas a construções. Tudo isso está dentro da Ecologia.


pub. dia 10/03/2009 por João Paulo Santana – Bio-construtor e Permacultor / (41) 8826 3526

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário