quarta-feira, 19 de março de 2014

DIA DE SÃO JOSÉ

Puxando o burrico a mulher e o filho, puxa também, o medo de que os soldados assassinem seu bebezinho.
Atrás do cortejo uma corruíra com seu rabinho apagava as pegadas do cortejo.
Aprendi nas aulas do catecismo a Fuga para o Egito da Sagrada Família com essa versão ecológica, para que poupássemos os passarinhos.
Corruíra é um passarinho sagrado, ela ajudou a salvar o menino chamado Jesus, por isso na minha infãncia poupávamos as corruíras.
Não fossem as corruíras, perderíamos o carro chefe do Cristianismo.
Quando fui expor presépios e contar histórias em Carlsruher, na Alemanha, no mesmo Castelo, estava acontecendo uma exposição chamada Império Romano. Depois de 2005 anos, o Império Romano ainda persegue o menino Jesus.
Imaginei se a Sagrada Familia estivesse na Alemanha e ao ouvir o grito de guerra do Império: " OLHA O IMPÉRIO Áí MINHA GENTE", no desespero, São José, chamaria um táxi, um Volkswagem pra fugir pro Egito. Pra incrementar a história, um garçon durante o ensaio, sugeriu que eu mudasse a marca do táxi,, pra Mercedes Bens, já que o fundador da empresa estudou em Karlsruher, seria uma homenagem. Depois do ensaio ele me sugeriu que voltasse para o Fusca porque São José não teria cacife pra bancar uma Mercedes.
Não lembro direito, mas acho que fugi pro Egito, com burrinho e corruíra.
Feliz dia de São José pra todos os Josés do mundo.

Hélio Leites
19/03/2014


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário